Conheça o “Homem Livro”

Compartilhe esta postagem:

Desde 1998, crianças carentes de pequenas cidades do Brasil receberam 60 mil livros e revistas de um projeto com sede no Rio de Janeiro. Nessa história há um grande motivo de orgulho para Sergipe: foi um pedreiro, filho da terra, natural do município de Aquidabã, que deu o pontapé inicial nessa verdadeira lição de cidadania.

Ele é Evando Santos, 51 anos, mas pode chamá-lo de ‘Homem Livro’ que ele adora. Seu compromisso em levar a literatura aos olhos daqueles que têm pouco acesso à leitura começou em 17 de julho de 98, em um lugar pitoresco: uma loja de peças para automóveis na capital fluminense.

Ele encontrou 50 livros no balcão e logo surgiu a idéia de criar uma biblioteca diferente, que fugisse do convencional. Então criou a Biblioteca Tobias Barreto, na Vila da Penha, subúrbio do Rio. O diferencial deste estabelecimento para os outros está na distribuição dos livros aos leitores.

Uma frase de Tobias Barreto é o lema do projeto: “Fazer o bem sobre a Terra é a beleza suprema, tem mais luz do que um poema, vale mais do que um troféu.”

O Homem Livro explica:

Não existe ficha nem data para devolução. Se a pessoa devolve o livro em uma semana, bom; se devolve em um mês, bom; se ela nunca mais voltar para devolver, fazemos uma festa, porque ela gostou do livro.

Das parcerias com editoras e transportadoras, saem obras didáticas e literárias para todo o País. Só para Sergipe, foram quase 15 mil livros. “Enviei 2.700 livros para minha cidade de Aquidabã. Hoje ela pode se orgulhar de ter o melhor acervo de língua inglesa da região”, conta.

O pedreiro de Sergipe que mora há 35 anos no Rio de Janeiro só aprendeu a ler na idade adulta. Questionado sobre sua maior recompensa pela biblioteca comunitária, ele dá uma resposta previsível, mas carregada de emoção. “Ver a esperança brilhar nos olhos das crianças ao lerem um livro”, finalizou.

O que você acha dessa iniciativa? Comente!

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    temos muito orgulho em conhecer pessoalmente esse cidadão fantástico