Piores problemas da web em 2009

Compartilhe esta postagem:

A segurança na web foi amplamente desafiada em 2009. Na visão do presidente da Online Brasil, a rede passou por cinco problemas críticos, que podem se alastrar em 2010.

Para Ezequias Sena, o ano freou o crescimento acelerado em TI na web, mesmo com a recuperação rápida do país. Mesmo assim, ele vê um futuro otimista, desde que alguma condições sejam observadas.

O cenário para o ano que vem prevê a retomada do crescimento das empresas e a volta dos investimentos em TI. Mas é preciso analisar o contexto e entender os principais problemas para buscar soluções adequadas.

Confira as situações que mais prejudicam empresas e funcionários de internet em 2009, segundo o presidente da Online Brasil.

1- Spam contaminado
“Quando se pensava que o recebimento de spams já havia atingido um nível máximo, a situação se mostrou ainda pior. Com a recessão, multiplicaram-se os oportunistas explorando a ilegalidade através da venda de listagens de e-mails. E, para piorar ainda mais, grande parte contém algum tipo de malware. Isso exigirá não só reforços na segurança das redes, mas medidas regulatórias e jurídicas mais rígidas.”

2- Fim da segurança absoluta nas redes sociais
“Se antes as pessoas se sentiam despreocupadas enquanto acessavam as redes sociais, este ano alguns escândalos envolvendo redes mundialmente conhecidas provaram que ninguém mais, no ambiente virtual, está seguro a ponto de se descuidar. Certamente, essas empresas já estão tomando medidas para que a ação de criminosos não comprometa essa tendência que veio para ficar.”

3- Malware ‘para viagem’
“Até bem pouco tempo atrás, era preciso deter um grau elevado de conhecimento técnico em programação para criar um malware. Entretanto, hoje em dia basta ter habilidade para encontrar kits praticamente prontos. Os efeitos podem ser tão devastadores para os negócios, que é como se alguém jogasse uma bomba na empresa. Só este ano, vários malware foram detonados via e-mail, disfarçados de notícias sobre a Gripe A, a morte de Michael Jackson, brigas nos bastidores do Campeonato Brasileiro de Futebol, entre outros. A prevenção ainda é a melhor forma de combate, e passa pelo franco diálogo entre a empresa e seus colaboradores.”

4. Aumento de crimes virtuais
“Esse assunto tem mobilizado a indústria de TI e as autoridades, que buscam soluções, medidas de prevenção e punição mais efetivas. Apesar dos grandes passos que vêm sendo dados, a ameaça já se espalha para a telefonia móvel, exigindo reforço na segurança das redes. Nos Estados Unidos, por exemplo, há quem já esteja preocupado com a segurança virtual das urnas eletrônicas, inclusive.”

5- Abuso de imagem
“Este ano houve um aumento relevante do uso da internet para divulgação de imagens e vídeos. Entretanto, se por um lado essa pode ser uma grande notícia, como para aqueles que já podem ter acesso ao resultado de um diagnóstico por imagem sem precisar se deslocar até a clínica, para aqueles que tiveram suas imagens usadas de forma desonesta, abusiva e até criminosa, o avanço apenas mostrou que é preciso que se adotem medidas punitivas mais rígidas.”

Fonte: Info Online.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!