CEFFA Manoel Monteiro forma turma 2009 de Técnicos em Agropecuária

Compartilhe esta postagem:

O CEFFA Manoel Monteiro (instituição que sou professor) realizou na ultima quinta-feira, dia 17 de dezembro, a formatura 2009 de uma turma de 29 Técnicos em Agropecuária.

O Centro Familiar de Formação Por alternância Manoel Monteiro está localizado na comunidade Pau Santo, Lago do Junco – MA. A instituição oferece ensino médio integrado à educação profissional com formação técnica em agropecuária. Para isso, faz uso da metodologia Pedagogia da Alternância com seus respectivos instrumentos adaptados e aplicados à realidade e condições do CEFFA.

O CEFFA Manoel Monteiro é administrado pela ACEMEP – Associação do Centro Familiar de Formação Por Alternância de Ensino Médio Profissionalizante. A associação foi fundada em junho de 2005, porém o CEFFA só começou a funcionar em julho de 2006. Apesar disso, os anseios dos movimentos sociais já vêm desde bem antes sonhando com a possibilidade de implantação de uma escola desse tipo. A instituição funciona com doações de organizações nacionais e internacionais e do poder público federal, estadual e municipal.

Em 2008, o CEFFA formou sua primeira turma de técnicos em agropecuária, um total de 27 profissionais, desses grande parte conseguiram aprovação no vestibular e estão cursando faculdade.

No final do terceiro ano, ao concluir, os alunos têm que apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso chamado PPJ – Projeto Profissional do Jovem. O PPJ consiste na elaboração de um projeto sobre um tema da agropecuária e apresentação para uma banca de avaliadores formada por professores do CEFFA e profissionais convidados. Nessa apresentação são avaliados conhecimentos técnicos e postura didática, o aluno deve atingir na somatória média igual ou superior a 7,0.

No dia 17 formamos mais uma turma de 29 alunos. O evento aconteceu na própria séde do CEFFA. A cerimonia consistiu em uma missa celebrada pelo Bispo da Diocese de Bacabal Dom Armando com a formatura integrada.

O deputado estadual Valdinar Barros (PT-MA) também compareceu ao evento como paraninfo dos formandos. Também se fizeram presentes representantes de várias entidades que apoiam o CEFFA como UAEFAMA – União das Associações de Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão, ACR – Animação Cristã Rural, ACESA – Associação Comunitária de Educação, Saúde e Agricultura e STTRs – Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dentre outras.

Mesmo com recursos reduzidos, o CEFFA Manoel Monteiro procura sempre proporcionar uma educação de qualidade dentro das melhores condições possíveis. Devido aos esforços de quem contribui direta ou indiretamente, já colhemos alguns frutos e esperamos colher muito mais.

VEJA O SLIDE SHOW COM AS FOTOS DA FORMATURA:

Se sua conexão é lenta e não está conseguindo ver o slide show, CLIQUE AQUI e veja o álbum completo!

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!