Internet sem fio em Goiânia

Compartilhe esta postagem:

Segundo as estudantes de Direito Renata Barros, 18 anos, Rafaela Mendes, 18 anos, e Karen Naruna, 17 anos, é uma “mão na roda” poder sair da aula e já no banco da praça poder adiantar as pesquisas e os trabalhos de faculdade. A comodidade usufruída pelas três jovens já é possível em Goiânia desde 2006, com a disponibilidade gratuita de serviço de internet sem fio, ou pelo sistema Wireless, ou internet pública. Em Goiânia, a Prefeitura oferece o serviço em quatro pontos da cidade: Praça Universitária, Praça Joaquim Lúcio, em Campinas; Parque Flamboyant e no Mercado da Rua 74, no Centro.

Além desses locais o serviço também pode ser acessado gratuitamente no Aeroporto Santa Genoveva, Flamboyant Shopping Center (nas áreas de alimentação); no Shopping Buena Vista, no Setor Bueno; e no Goiânia Shopping.

As áreas de internet pública sem fio são usadas principalmente por pessoas que, como as estudantes Renata, Rafaela e Karen, passam grande tempo do dia fora de casa ou do escritório. “É muito bom porque você nem precisa estar em casa ou ter que ir a uma lan house para receber ou enviar um e-mail”, lembra Renata. Já sua colega afirma que graças ao serviço sempre consegue agilizar muita coisa da faculdade. “Para mim, que fico muito tempo na faculdade, é muito útil.”

Karen também elogia o serviço, mas lembra que ainda são poucas as áreas em Goiânia que oferecem o serviço gratuitamente. “Acho que a Prefeitura poderia disponibilizar outros pontos com essa internet sem fio e inclusive divulgar mais os locais onde já tem o serviço porque conheço muita gente que nem sabe que em Goiânia já tem isso”, destaca.

Cidade Digital
E para democratizar o acesso à internet é que Goiânia é uma das 200 cidades brasileiras que fazem parte do prometo Cidade Digital, do Ministério das Comunicações, que visa disponibilizar acesso em banda larga à internet gratuitamente.

Em Goiânia o programa está sendo implantado pela Companhia Municipal de Processamento de Dados (Comdata). “A intenção é criar uma rede municipal de transmissão de dados e dentro dessa rede criar uma malha de transmissão de informações que disponibilizaria internet sem fio gratuita em todos os órgãos da Prefeitura e em vários pontos”, explica o presidente da companhia, Iram Saraiva Júnior.

Ele revela que a ampliação do serviço em Goiânia custaria cerca de R$ 3 milhões. “Já licitamos vários equipamentos e no início de 2010 já estaremos implantando o serviço no Parque Areião, Vaca Brava e Lago das Rosas. O projeto da Prefeitura é disponibilizar a internet sem fio gratuita em todos grandes parques da cidade”, informa Iram.

O presidente da Comdata diz também que o projeto de Goiânia prevê levar o serviço à periferia da cidade, possibilitando a democratização da internet para as comunidades de baixa renda.

ONDE SE CONECTAR EM GOIÂNIA
– Praça Joaquim Lúcio, em Campinas;
– Praça Universitária;
– Parque Flamboyant;
– Mercado da Rua 74;
– Aeroporto Santa Genoveva;
– Flamboyant Shopping (áreas de alimentação);
– Shopping Buena vista (praça de alimentação);
– Goiânia Shopping (Loja da Leitura no 3º piso)
– Sanduicheria Subway
– Algumas lojas de conveniência de postos de combustíveis

Fonte: Hoje Notícia.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!