Uma ciência para estudar exclusivamente a web

Compartilhe esta postagem:

“As interações sociais que mantém a web unida se tornaram tão complexas que é preciso uma nova ciência para estudá-las”. É com base nessa premissa que foi fundada a WSRI – Web Science Research Initiative (webscience.org), entidade que combina “acadêmicos, cientistas, sociólogos, empreendedores e tomadores de decisão em todo o mundo em uma entidade de pesquisa multidisciplinar que irá examinar a World Wide Web e oferecer as soluções práticas necessárias para guiar seu uso e design futuros”.

Entre os quatro diretores-fundadores da organização está Tim Berners-Lee, o cientista da computação inglês que em 1989 se tornou o “pai da World Wide Web” ao criar o protocolo HTTP, utilizado na comunicação entre os clientes (seu navegador) e os servidores que hospedam as páginas web. Também fazem parte do projeto Wendy Hall e Nigel Shadbolt, pesquisadores da Escola de Eletrônica e Ciência da Computação da Universidade de Southampton, no Reino Unido, e Daniel J. Weitzner, pesquisador e diretor do W3C.

Em entrevista à revista New Scientist, Berner-Lee explica a idéia por trás da iniciativa: “As pessoas estão estudando o impacto da web em disciplinas como ciências sociais, economia, psicologia e direito, O WSRI quer unificar estas pesquisas. A Web é um sistema tão maciço de tecnologia e pessoas conectadas que temos que estudá-la como uma coisa só. Há cerca de cem bilhões de páginas na web, e um número similar de neurônios em nossos cérebros. E como o cérebro, a web é uma coisa muito complicada que não entendemos completamente, e ainda assim dependemos dela.”

O WSRI tem, claro, sua sede na web, em www.webscience.org. O instituto tem três listas de discussão abertas ao público: WSRI Announce, para notícias e alertas de futuros eventos, WSRI Discuss, para discussão de assuntos relacionados à “Ciência da Web” e Web Science Curriculum, para discussão do currículo desta nova disciplina.

Fonte: Geek.com.br.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!