Qual o motivo das enchentes no Maranhão e demais regiões?

Compartilhe esta postagem:

Aquecimento global – essa é a resposta!
As inundações no Nordeste do país – região normalmente árida – e a seca no Sul levantaram discussões sobre os possíveis impactos do aquecimento global no Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou esta como a possível causa das atuais condições climáticas.

O pesquisador Carlos Nobre, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é da mesma opinião. Segundo ele,

Já havia secas e inundações antes das mudanças climáticas, mas estes fenômenos extremos estão se tornando mais frequentes.
Provavelmente, este tipo de fenômeno ocorreria a cada 50 anos, mas agora está acontecendo de maneira mais frequente.
Podemos comparar, por exemplo, com as recentes cheias no rio Amazonas. A última havia acontecido há 107 anos. Mas, no ano passado, a cheia foi além da média e, este ano, atingiu níveis recordes.

Ricos e pobres
As recentes inundações no Nordeste também levantaram outra discussão entre alguns brasileiros.Quando, no ano passado, o próspero Estado de Santa Catarina foi atingido por enchentes, pareceu que o país inteiro se mobilizou para ajudar.

Agora que alguns dos Estados mais pobres do país são vítimas das inundações, alguns afirmam que parece que há menos mobilização, embora o governo esteja prometendo uma significativa injeção de recursos para reconstruir as casas danificadas. Porém, a maioria absoluta desses recursos destinados pelo Governo jamais será revestida para os desabrigados. Será embolsada pelos políticos que sempre dão um jeito de surrupiar os recursos públicos.

Enquanto isso, para grande parte das vítimas, a esperança é de que a água comece a recuar para que eles possam reconstruir suas vidas e tentar restaurar algum tipo de normalidade.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!