Onde estão os desabrigados das enchentes em Bacabal e região?

Compartilhe esta postagem:

Aqui em Bacabal, já são 6.690 desabrigados e 19.575 afetados, chegou-se a colocar temporariamente pessoas em um estábulo da Exposição Agropecuária de Bacabal (Expoaba) e no prédio onde há tempos funcionava o Hospital e Maternidade Santa Terezinha, no centro da cidade.

Em ambos os locais as pessoas convivem com animais, sujeira e falta de condições de higiene e limpeza. No hospital Santa Terezinha, um único banheiro para mais de 100 famílias.

O juiz da 1ª Vara de Bacabal, Osmar Gomes dos Santos, interditou o abrigo da Expoaba por falta de condições de higiene do local. As pessoas foram removidas para outro abrigo em Bacabal. Com a chegada do mês de maio, cresce a expectativa pelo término das chuvas em todo o Maranhão. Em Trizidela do Vale, cidade mais atingida pelas chuvas com 8.153 desalojados ou desabrigados e 14.997 afetados, os alagamentos também começam a tomar conta dos abrigos no município. Sem local para onde ir, cinco ou até seis famílias dividem galpões de 40 a 50 metros quadrados.

As chuvas que atingem o Maranhão nas últimas semanas já fizeram 59 mil deixarem suas casas, provocaram nove mortes e atingiram de alguma maneira 182 mil pessoas em todo o Estado, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Com um universo tão grande de desabrigados (têm de ficar em abrigos públicos) ou desalojados (podem contar com abrigo em casas de conhecidos), agora faltam abrigos para muitas vítimas das chuvas.

Nesta última terça-feira, dia 05, o presidente Lula sobrevovou as áreas alagadas do Maranhão, inclusive aqui em Bacabal ele passou por volta das 16 horas.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) admitiu o problema e solicitou ao governo federal pelo menos 500 unidades de barracas de lona para atender a essa demanda. E, em Trizidela do Vale, a tendência é que esse quadro piore ainda mais, porque o rio que corta a cidade, o Mearim, não para de subir. Ele já está 10,5 metros acima do nível normal.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Wanderley Elian Lima disse:

    OLá moço, passei para ver as novidades e lhe desejar um ótimo fim de semana.
    Um abraço