Fotos apagadas de redes sociais continuam online

Compartilhe esta postagem:

Pesquisadores de segurança da Universidade de Cambridge testaram redes sociais online e chegaram a uma conclusão perturbadora: fotos postadas nestes serviços e posteriormente apagadas por seus donos tendem a continuar disponíveis.

Segundo o site The Register, os especialistas inseriram fotos em 16 serviços do gênero, registrando o endereço completo associado a cada uma das imagens antes de excluí-las. Um mês depois, sete dos sites ainda permitiam a visualização das fotos deletadas.

O problema está no fato de que parte dos sites remove apenas a referência das fotos em seus servidores de perfis, mantendo as fotos armazenadas no servidor de imagens. Sites dedicados a fotografia, como é o caso do Flickr e do Picasa, removeram as fotos, bem como o Windows Live Spaces. Mas redes populares como Facebook, MySpace e Bebo mantiveram a imagem no endereço original.

Para Joseph Bonneau, envolvido no estudo, o resultado demonstra que sites de rede social têm preguiça de investir na privacidade, fazendo o que é mais simples em vez do que é correto.

Em contato com a BBC, um porta-voz do Facebook explicou que quando um usuário apaga uma foto, imediatamente ela é removida do servidor, e que no caso do estudo a imagem deve ter ficado armazenada temporariamente em outro lugar, esperando ser sobrescrita por um novo arquivo.

O relatório completo do estudo, chamado de Attack of the Zombie Photos (algo como “O Ataque das Fotos Zumbis”) com o período necessário para a exclusão definitiva das imagens pode ser visto em tinyurl.com/pwm4u7.

No estudo inglês, a rede social Orkut, famosa entre os brasileiros, apagou as fotos como deveria, e o serviço Blogger levou 36 horas para concluir a exclusão. A Geek fez experiências com ambos os serviços e, em 12 horas, as fotos ainda persistiam.

Fonte: Geek.com.br.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!