O que é ‘Geek’?

Compartilhe esta postagem:

Dando continuidade à série ‘O que é?’, aqui está a explicação sobre o que é um Geek.
A definição de geek (pronuncia-se: jik) mudou consideravelmente ao longo do tempo, e já não há um significado definitivo. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes como geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas.

Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”, paixão esta relacionada a tecnologia, informática e outros assuntos.

Para o psicólogo Erick Itakura, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, geek e nerd são a mesma coisa. Em sua opinião, o que mudou ao longo dos anos foi à aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia. – Antes, ficavam confinadas. Hoje, o que tem de comunidade sobre o orgulho de ser nerd no Orkut. Essas pessoas começaram a se encontrar, formar grupos sociais.

De acordo com o diretor de comunicações do Google Brasil, Carlos Felix Ximenes: – Hoje tem valor em ser nerd! Aqui no Google, somos meio geek, e buscamos pessoas dedicadas, bons alunos, mas com facilidade de interagir. O Google procura nerd geek social.

Características de um Geek
– Na escola costuma sentar-se nas cadeiras centrais e adora corrigir seus professores e colegas;
– Adora computadores e, freqüentemente, são capazes de programá-los;
– Gosta de jogos de computador;
– Gosta de tudo relacionado à alta tecnologia e gadget;
– Gosta de ficção científica/fantasia em filmes, livros e jogos;
– São consumidores potenciais de tecnologia e tudo o que for relacionado, e está antenado aos últimos lançamentos;
– Internauta de carteirinha, passa maior parte do tempo em frente ao computador navegando na internet;
– Geralmente prefere um sistema operacional baseado em Unix
– Tem sede de conhecimento, e quanto mais conhecimento adquire, mais deseja conhecer.
– Gosta de leitura, na maioria das vezes se interessa por assuntos que a maioria não tem interesse ou desconhece o assunto;
– Encontra soluções fáceis para as coisas, por ser uma pessoa que sempre está pensando de forma acelerada;
– Tem o pensamento a frente das demais pessoas.

Geek ou Nerd?
Como o Geek é uma nova geração de Nerds, mais descolados, eles podem ser distinguidos de seus antecessores por características singulares.

Um Nerd possui inteligência e capacidade mental natos, acima da media. É sociável, mas muito tímidos para popularidade.

Um Geek pode ser tão inteligente quanto um Nerd, porem, em alguns casos, essa é uma condição adquirida, pois a paixão pelo conhecimento e a avidez pela aprendizagem fazem com que geeks tornem-se especialistas em suas respectivas áreas tecnológicas. Muitos geeks preferem utilizar seus conhecimentos em benefício próprio, pois, geralmente, são muito populares em seus núcleos sociais e por serem exímios articuladores políticos, dominam muitos assuntos para jamais serem excluídos de uma boa conversa, pois adoram um debate erudito.

As características citadas acima podem ser observadas em dois ícones internacionais do mundo dos softwares: Bill Gates e Mark Shuttleworth. Bill Gates, considerado o pai da informática moderna, possui inúmeras características que o estereotipam como um legitimo Nerd, com todas as qualidades e defeitos. Do outro lado Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd e considerado o profeta da nova era de programação, um legitimo geek. O nerd social dos tempos atuais.

Os Vários tipos de Geeks

Até o exato momento, abordamos o Geek de forma geral, entretanto, existem várias subdivisões entre esta comunidade. Na maioria dos casos, um Geek pertence a vários dos grupos descritos abaixo:

– Fãs de computadores: Geeks que sempre necessitam ter os melhores computadores e equipamentos do mercado, que possuem recursos gráficos e processamento de última geração. Normalmente, são aquelas pessoas que compram um IPhone só por causa de suas funcionalidades visuais e avançadas.

– Fãs de games: este grupo é composto por Geeks que sabem tudo os novos games e consoles que estão sendo lançados no mercado. Sempre estão com camisetas do tipo “Mário atrás do armário”, contendo imagens de personagens como o Link (Zelda) e o Snake(Metal Gear) .

– Fãs de ficção e fantasia: este é um tipo bastante clássico do Geek, comparecem em encontros sobre Star Wars, sabem jogar um monte de RPGs diferentes e nos finais de semana se vestem como o Frodo ou o Harry Potter.

– Fãs de animes e mangás: este tipo de Geek também é muito comum, quase sempre caracterizado de seus personagens preferidos em eventos de cosplay. Normalmente, sabem tudo sobre um determinado Anime ou Mangá.

– Fãs de séries de televisão: esta é uma nova modalidade de Geek, que consiste de pessoas que sempre estão a par dos últimos capítulos de Heroes ou Lost, e que passam a madrugada acordados esperando que o próximo episódio de House seja colocado para download.

– Fãs de rock e heavy metal: a maioria destes Geeks andam de preto, sempre com uma camiseta de banda. Quando um CD novo é lançado, são os primeiros a comprá-lo. Para eles, não existe um meio termo, ou o álbum ficou maravilhoso, ou a banda se vendeu para o “mainstream”.

Todo mundo é um pouco Geek!
Se por algum acaso você não se identificou com nenhum tipo de Geek descrito acima, provavelmente você está muito desatualizado com as novidades no mercado, pois todo mundo tem um pouco de Geek dentro de si.

Eu admito que sou geek. E você é ou conhece alguem que seja?

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!