Enchente em Bacabal

Compartilhe esta postagem:

Todo ano é a mesma coisa: vem as chuvas, o rio Mearim enche e alaga os bairros das cidades próximos a ele. No caso aqui de Bacabal, o mais atingido é o bairro Trizidela. As pessoas têm que sair de suas casas para irem morar na casa de parentes, amigos e locais organizados pela prefeitura, entre eles o Parque de Exposição Agropecuária da cidade e galpões alugados. E esse ano a enchente em Bacabal fez a cidade virar notícia nacional na maior rede de tv aberta do país, e em horário nobre. Pena que Bacabal só é notícia assim por coisas ruins, aqui não acontece algo de bom com tamanho suficiente para virar notícia nacional.

Mas enfim, esse problema das enchentes acontece há anos. Antes era bem maior. Depois que foi construída a barragem do rio Flores, um dos afluentes do Mearim, a enchente diminuiu, mesmo assim continua desabrigando pessoas todo ano. E olha que comparada ás cidades do sul do país, Bacabal é uma miniatura e acontece problemas desse tipo, fruto da urbanização desordenada, incompreensão da população e políticas públicas ineficientes.

Em parte a população é culpada por ocupar uma área propícia ao alagamento. Há tempos uma prefeita da cidade tentou resolver o problema. Removeu os moradores da Trizidela para um outro local, a Trizidela Nova, oficialmente demoninado Vila Coelho Dias. mas essas pessoas venderam suas casas e voltaram para o mesmo lugar. Outras vieram da zona rural para aumentar ainda mais a população da Trizidela.

Bacabal além de ser banhada pelo rio Mearim, é cercada de lagos por todos os lados. Até o centro da cidade é prejudicado pelas chuvas, não conta com um sistema de escoamente de água, pois quando chove alaga tudo, tem ruas que a água invade as casas. O bairro que moro, apesar de ser cercado de lagos é relativamente alto e não tem esse problema de alagamento. Ainda bem.

A minha amiga Simone Muniz gentilmente me autorizou a publicar as fotos que ela tirou da enchente. Aí estão elas. Clique na imagem para ampliar.


CLIQUE AQUI e veja fotos das enchentes em outras cidades do maranhão.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!