Baixe conteúdo legalizado

Compartilhe esta postagem:

Grande parte dos filmes e músicas que circulam pela web é fruto de pirataria, mas isso não quer dizer que não exista conteúdo que possa ser baixado de forma legal.

Essa, aliás, é uma reivindicação de usuários que preferem não copiar materiais protegidos por direitos autorais, seja por razões éticas ou medo de sofrer as punições previstas em lei.

Pensando nisso, selecionei alguns sites que cumprem esse papel.

São diretórios online que armazenam praticamente todo tipo de arquivo. Além de filmes e músicas, dá para encontrar games, livros, fotos e animações, entre outros.

Confira a lista:

LegalTorrents
Página que reúne conteúdos licenciados pela Creative Commons, ou seja, distribuídos mediante a autorização do autor. Além de músicas e vídeos, tem games, fotos, livros e animações, entre outros.

Para baixar os arquivos, é necessário ter instalado no computador um software que se conecte à rede BitTorrent (veja aqui uma lista de opções).

SourceForge
É um gigantesco diretório de softwares de código aberto, com milhares de opções em áreas como comunicação, educação, segurança, desenvolvimento de software, multimídia e internet.

Entre as boas opções, é possível encontrar o programa de compartilhamento Azureus, o editor de áudio Audacity e o compactador 7-Zip, que estão entre os mais populares da página.

Domínio Público
Página mantida pelo governo brasileiro, reúne um vasto conteúdo em imagens, sons, textos e vídeos. É possível encontrar obras de Machado de Assis, livros estrangeiros traduzidos para o português, filmes educativos e mapas históricos.

Internet Archive
Fundada em 1999, a organização sem fins lucrativos pretende montar uma espécie de “biblioteca da web”. Os visitantes têm acesso gratuito aos mais variados textos, arquivos de áudio, imagens em movimento e filmes. As áreas de interesse incluem esportes, artes, música, tecnologia e religião.

TramaVirtual
O site mantido pela gravadora tem um grande acervo de músicas de bandas independentes brasileiras. O download das canções é liberado mediante cadastro na página e, por meio de parcerias com empresas privadas, os artistas são remunerados pelo número de vezes em que o material é baixado.

Na página Álbum Virtual, dá para encontrar CDs inteiros para baixar, incluindo encartes, fotos e vídeos, mas eles ficam disponíveis apenas por tempo limitado.

Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa
Mantida pela USP (Universidade de São Paulo), o site oferece material de apoio para atividades escolares e extracurriculares. Tem fotos e ilustrações, obras completas e biografias de autores brasileiros e portugueses e programas em áudio.

Legit Torrents
Com funcionamento semelhante ao LegalTorrents, a página tem torrents para download de games, filmes, músicas, aplicativos e livros.

É preciso ter um software para se conectar à rede BitTorrent.

Conhece outro serviço interessante? Deixe a sua sugestão nos comentários!

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Bala Salgada disse:

    Que bacana, eu também acho chato puxar música ilegal porque é como se fosse um roubo, apesar de muito ricos, os artistas saem perdendo quando puxamos músicas e filmes de graça.