Tecnologia pós-4G

Compartilhe esta postagem:

As redes 3G ainda engatinha no Brasil e as operadoras começar a dar os primeiros passos em direção à 4G, mas já há uma tecnologia cotada para substituir ambas, com velocidade de 12,5 Gbps para transmissões sem fio.

Conhecida como fotônica de microondas ou ondas milimétricas, a tecnologia combina o que há de mais novo em rádio e ótica para transmitir dados em altas velocidades.

As possíveis aplicações vão além da telefonia celular, incluindo radar, segurança, astronomia, entre outras. Também é possível usá-la para conectar eletrônicos domésticos.

A tecnologia usa uma faixa do espectro de rádio bastante alta – entre 30 e 300 gigahertz (GHz) -, que atualmente não é muito aproveitada, o que a torna ainda mais atrativa.

As ondas milimétricas estão sendo pesquisadas em um projeto financiado pela União Européia, chamado IPHOBAC. Segundo seus organizadores, em poucos anos a tecnologia estará em uso no dia-a-dia.

Você é capaz de imaginar em quantos anos ela chegará ao Brasil? Mesmo quando começar a ser usada no restante do mundo, com certeza demorará um bocado para ser implantada no Brasil.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!