Tema da redação do ENEM 2012: “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”
Compartilhe esta postagem:
“Movimento imigratório para o Brasil no século 21” foi o tema da redação do ENEM 2012 – Exame Nacional do Ensino Médio. A informação foi dada pelo Ministério da Educação no meio da tarde deste domingo (4), segundo dia de prova.
Alguns professores consideram o tema bastante atual, levando em consideração que o Brasil tem recebido muitos imigrantes neste século. Dentre eles, destacam-se sul-americanos, como bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos, que chegam ao nosso país em busca de melhores condições de trabalho. O brasil também recebe pessoas altamente qualificadas para o Brasil que vêm junto com as grandes empresas.
A redação do Enem exige do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de
organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de “textos motivadores”, que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da redação.

Seja o primeiro a comentar!