UFMA abre seletivo para Mestrado em Letras no Campus Bacabal no edital para turma 2026

Edital publicado do seletivo para turma 2026 do Mestrado em Letras no Campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacabal, através da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA), publicou o edital 01/2025 do seletivo para ingresso na turma 2026 do Mestrado Acadêmico em Letras.

O mestrado está embasado na interdisciplinaridade, com uma única área de concentração intitulada “Linguagem, Cultura e Discurso”, e duas linhas de pesquisa. Estão sendo ofertadas o total de 31 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Texto e Discurso e Linha 2 – Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber. Em todas as linhas, as vagas estão divididas em concorrência universal e cotas.

Quer RECEBER no celular as notícias de concursos, seletivos e cursos grátis? Então escolhe e clique numa das opções para seguir: Canal no WhatsApp OU Canal no Instagram OU Canal no Telegram.

Na linha 1, privilegia-se a aproximação de estudos no âmbito da linguística e dos estudos sobre texto e discurso, os quais permitem refletir acerca de diversos objetos de conhecimento; e, na linha 2, tendo em vista a complexidade do texto literário, há o diálogo entre diversas áreas do saber, especialmente, sociologia, história, filosofia, comunicação e artes.

Pode participar da seleção quem tem curso superior completo na área de Letras OU áreas afins (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes). Para quem é formado em áreas afins, o deferimento da inscrição estará sujeita à análise do diploma ou do documento equivalente apresentado e à sua adequação às áreas mencionadas.

Quem ainda não concluiu o curso superior poderá concorrer, desde que apresente declaração de concluinte ou de conclusão de seu respectivo curso antes do início das aulas do mestrado.

Inscrição e como será o seletivo do Mestrado em Letras na UFMA de Bacabal para turma 2026

A inscrição pode ser feita no período a partir do dia 22 de agosto até dia 21 de setembro de 2025prorrogada até dia 28 de setembro de 2025, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. No decorrer do curso não será cobrada nenhuma mensalidade. O candidato também pode pedir a isenção da taxa de inscrição conforme normas especificadas no edital.

A seleção será feita através das etapas: Inscrição, Prova Escrita (presencialmente no Campus Bacabal); Análise do projeto de pesquisa; Prova Oral (de forma remota); e Análise do Currículo Lattes.

As aulas do Mestrado serão ministradas de forma presencial, durante toda a semana, preferencialmente (mas não exclusivamente) no turno matutino, na UFMA de Bacabal. No entanto, eventualmente poderão ocorrer aulas remotas. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2026.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto, os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Sou blogueiro há mais de 16 anos na área de Educação e Concursos, com mais de 6.200 notícias publicadas. Tenho formação como Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho), sou Mestre em Ciência da Computação pela UFMA e atualmente Doutorando em Biotecnologia pela UFDPar. Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reafirma diariamente seu compromisso com um jornalismo sério, responsável e confiável. Aqui, você encontra informações seguras e de qualidade. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Francisca Silva dos Santos disse:

    É sério que o período é matutino, gente? Pelo amor de Deus. Será se vocês não pensam em quem trabalha durante o dia e sonha o ano inteiro pra chegar esse edital e ter essa barreira? O que vai ser de nós graduados que quer cursar um mestrado e aparece tantos empecilhos como esses?