Como bloquear celular roubado
Compartilhe esta postagem:
O que você faria se alguém roubasse o seu celular? Pouca gente sabe, mas além da linha, o dono pode bloquear também o aparelho. Bloqueado, ele fica impedido de completar ligações mesmo que o chip seja trocado.
Em caso de perda ou roubo do aparelho, a primeira providência é ligar para a operadora e informar além do número da linha, um código – o IMEI. É o número de série. São 15 números que podem ser encontrados atrás da bateria, ou então, na caixa em que vem o aparelho. Sem o número é impossível fazer o bloqueio.
O governo quer incentivar o usuário a bloquear o aparelho. O objetivo é reduzir os casos de roubo de celulares. De acordo com o Ministério da Justiça, mais de três milhões de furtos e roubos foram registrados nas delegacias de todo o país até 2004.
Esse tipo de bloqueio pode ajudar também a reduzir o comércio clandestino, já que 40% dos celulares roubados vão parar nas mãos de quem tenta vendê-los novamente, sem nota fiscal.
Segundo Mariana Tavares de Araújo, secretária de direito econômico do Ministério da Justiça:
Quando o consumidor bloqueia o aparelho, ele transforma esse aparelho em um despertador ou em um relógio. O aparelho deixa de ter qualquer utilidade e deixa de alimentar, portanto, o comércio ilegal.
O Ministério da Justiça vai pedir à Agência Nacional de Telecomunicações que oriente as operadoras a seguirem um mesmo procedimento na hora de bloquear uma linha e um aparelho.
Fonte: Bom Dia Brasil.
ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.


Seja o primeiro a comentar!