Venda de celulares cresceram 31,8% no mundo em 2010

Compartilhe esta postagem:

O mercado mundial de celulares e smartphones registrou 1,6 bilhão de unidades vendidas em 2010, o que representa uma elevação de 31,8% em relação a 2009, informou nesta quarta-feira (9) a consultoria Gartner.

Somente as vendas de smartphones cresceram 72,1% no ano passado, representando 19% dos dispositivos móveis comercializados no período.

No quarto trimestre de 2010, as vendas de dispositivos móveis ao consumidor somaram 452 milhões de unidades, o que equivale a um crescimento de 32,7% em relação aos três últimos meses do ano anterior.

De acordo a consultoria IDC, o mercado global de smartphones expandiu 87,2% no quarto trimestre de 2010, registrando 100,9 milhões de aparelhos vendidos.

O avanço dos smartphones movimentou o ranking de fabricantes, levando a Apple e a Research In Motion (RIM), fabricante dos dispositivos BlackBerry, para a quarta e a quinta posição, respectivamente, superando Sony Ericsson e Motorola, nota a vice-presidente de pesquisas do Gartner, Carolina Milanesi. Ao mesmo tempo, segundo Carolina, as fabricantes Nokia e LG perderam participação de mercado em 2010, sob pressão crescente para refinar as suas estratégias de smartphones.

A finlandesa Nokia manteve a liderança do mercado mundial de celulares, mas suas vendas recuaram 7,5% em relação a 2009, somando 461,3 milhões de unidades no ano passado. A participação da empresa também diminuiu de 36,4% em 2009 para 28,9% em 2010.

Em segundo lugar, a sul-coreana Samsung elevou suas vendas de 235,7 milhões de aparelhos em 2009 para 281 milhões no ano passado, mas sua fatia de mercado diminuiu de 19,5% para 17,6%. No mesmo período, as vendas da LG, terceira colocada no ranking, recuaram de 122 milhões de unidades em 2009 para 114,1 milhões no ano passado e a empresa perdeu 3 pontos percentuais em participação – de 10,1% para 7,1%.

As vendas de aparelhos da RIM cresceram 38,2% em 2010, somando 47,5 milhões de unidades, na comparação com o ano anterior, conduzindo a fabricante canadense da sexta para a quarta posição no mercado mundial, com 3% de participação. Já as vendas da companhia entre outubro e dezembro do ano passado caíram 19,5% no comparativo com o quarto trimestre de 2009.

A demanda pelo iPhone da Apple saltou 87,2% em um ano, de 24,9 milhões de unidades em 2009 para 46,6 milhões no ano passado, o que colocou a empresa na quinta posição do mercado, com 2,9% de participação em 2010, ante 2,1% em 2009. A Sony Ericsson ficou em sexto com 2,6% de participação e 41,8 milhões de aparelhos vendidos em 2010, seguida pela Motorola com 2,4% do mercado (38,5 milhões de unidades). Na sequência estão ZTE (1,8% do mercado), HTC e Huawei – ambas com 1,5% de participação.
________________
Referência: Poretal G1.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Sou blogueiro há mais de 17 anos na área de Educação e Concursos, com mais de 6.300 notícias publicadas. Tenho formação como Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho), sou Mestre em Ciência da Computação pela UFMA e atualmente Doutorando em Biotecnologia pela UFDPar. Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reafirma diariamente seu compromisso com um jornalismo sério, responsável e confiável. Aqui, você encontra informações seguras e de qualidade. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!