Edital do vestibular 2024 da UFMA de Bacabal para Educação do Campo

Edital publicado para o Vestibular 2024 na UFMA de Bacabal com oferta de 60 vagas em cursos superiores da Educação do Campo.

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Bacabal, publicou o edital do Processo Seletivo Vestibular Especial 2024 para ingresso nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo que funcionam na modalidade Pedagogia da Alternância.

Quer RECEBER no celular as notícias de concursos, seletivos e cursos grátis? Então escolhe e clique numa das opções para seguir: Canal no WhatsApp OU Canal no Instagram OU Canal no Telegram.

A inscrição pode ser feitas no período a partir do dia 20 de novembro de 2023 até 23:59h do dia 19 de janeiro de 2024, somente pela internet no link disponível no final desta matéria. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Lista de cursos e vagas na UFMA de Bacabal no vestibular da Educação do Campo 2024

  • Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias – 30 vagas
  • Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza Matemática – 30 vagas

O número acima refere-se à quantidade total de vagas que é dividida em diversas cotas, conforme quadro de vagas no edital. Os cursos de licenciatura têm o objetvo de formar professores para lecionar na respectiva área de habilitação do curso. O seletivo será feito através das notas das disciplinas de português e matemática do ensino médio, cuja documentação deve ser enviada, escaneada em formato PDF, no ato da inscrição on-line.

Quem pode participar do vestibular para Educação do Campo na UFMA de Bacabal

Pode participar quem já concluiu o ensino médio OU está cursando 3º ano em 2023 e se enquadra em pelo menos uma das seguintes situações:

  • Professores e outros profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo;
  • OU Professores e outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo;
  • OU Professores e outros profissionais da educação em exercício nas escolas do campo da rede pública;
  • OU Egressos do ensino médio das escolas por alternância, ou seja, alunos das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), Casas Familiares Rurais (CFRs) e Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs);
  • OU quaisquer jovens e adultos residentes em comunidades do campo.

Documentos de comprovação: além dos documentos para matrícula, será exigido também documento de comprovação de uma das situações acima que o candidato escolher ao se inscrever (NÃO na inscrição, somente no ato de matrícula, caso seja classificado). Os documentos aceitos para comprovar uma das situações acima estão descritos no item 7.4 e seus subitens no edital (página 7).

Funcionamento dos cursos em Pedagogia da Alternância

Os cursos funcionarão no campus da UFMA de Bacabal em regime de Pedagogia da Alternância: tempo-universidade e tempo-comunidade (NÃO é educação a distância). Durante o tempo-universidade os alunos moram integralmente na instituição, tendo aulas e realizando atividades pertinentes ao curso, nos turnos manhã e tarde, de segunda a sábado; a alimentação é fornecida pela instituição (café da manhã, almoço e janta).

Os períodos de alternância tempo-universidade podem variar de 20 ou 30 ou 40 dias ou outro período maior, conforme necessidade. Durante o tempo-universidade, quem tem onde morar ou ficar na cidade de Bacabal ou região próxima não é obrigado a dormir na universidade. No tempo-comunidade os estudantes retornam para seus locais de moradia e/ou de trabalho, também com atividades inerentes ao curso. Esse período também pode durar 20 ou 30 ou 40 dias ou mais, conforme necessidade.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital.

Links para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 14 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.934 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!