19 cursos de Mestrado da UFMA com editais abertos em 2021

Cursos de Mestrado com editais publicados pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão) para diversas áreas de formação.

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização (AGEUFMA), publicou os editais de diversos cursos de Mestrado para o ano letivo 2021.

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – inscrição de 23 de março a 21 de maio de 2021. Podem participar graduados em cursos de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Física, Matemática, Química ou Pedagogia (ou Normal Superior),se portadores de diploma de cursos de graduação de duração plena, licenciatura ou bacharelado.

Mestrado em Ciências dos Materiais – inscrição de 09 de março a 31 de março de 2021. Podem participar graduados em Ciências Naturais, Farmácia, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Física, Química ou Engenharias (Materiais, Mecânica, Química,Alimentos, Metalúrgica, Física, Elétrica, Mecatrônica, Minas, Civil, Aeronáutica,Naval, Pesca e Biomédica).

Mestrado em Comunicação – inscrição de 22 de março a 01 de abril de 2021. Podem participar graduados/as em Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas,Publicidade e Propaganda, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Letras e demais áreas afins aos objetivos e ao conteúdo programático estabelecidos pelo Programa.

Mestrado em Formação Docente e Práticas Educativas – inscrição de 01 de março a 31 de março de 2021. Podem participar quem tem curso superior (licenciatura ou bacharel) em qualquer área.

Mestrado em Saúde Coletiva – inscrição de 01 a 16 de março de 2021. Pode participar quem tem diploma de curso superior ou declaração (certificado) de conclusão de curso de graduação nas áreas de saúde, ciências biológicas, sociais, humanas, exatas, tecnológicas e afins, para desenvolver projetos na área de Saúde Coletiva.

Mestrado em Ensino de Física – inscrição até 15 de março de 2021. Pode participar exclusivamente professores em exercício de docência em Física ou em Ciências na Educação Básica, que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, ou que sejam estudantes do último período desses cursos.

Mestrado em Ciência Animal – inscrição até 22 de março de 2021. Pode participar quem tem nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e Veterinárias. Profissionais de outras áreas poderão solicitar sua inscrição, em caráter condicional, onde será analisada caso a caso, que poderá decidir pela aceitação ou não do candidato

Mestrado em Ciências Ambientais – inscrição de 01 de fevereiro a 05 de março de 2021. Podem participar graduados em nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Ciências Naturais, Oceanografia, Geociências, Geografia, Química, Engenharia Química, Química Industrial, Zootecnia e Ciências Agrárias. Candidatos de outras áreas afins poderão participar da seleção, entretanto se aprovados, deverão realizar uma etapa de nivelamento durante o mestrado, que será definido pelo programa.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Mestrado em Ciências Sociais – inscrição de 11 de janeiro a 05 de março de 2021; podem participar graduados em Ciências Sociais ou áreas afins, seja licenciatura ou bacharel.

Mestrado em Engenharia Elétrica – inscrição no período de 26 de fevereiro a 08 de março de 2021; podem participar graduados nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Ciência da Computação, ou em áreas afins ( Engenharia de Sistemas, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Física e Bacharelado em Matemática. Outros cursos afins não listados aqui serão aceitos a critério do Colegiado.

Mestrado em Design – inscrição de 01 de fevereiro a 01 de março de 2021; pode participar graduados em Design, Arquitetura, Engenharia, Ciência da Computação, Psicologia, Educação, Comunicação, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Artes. Outros cursos não relacionados neste item poderão ser aceitos, a critério da comissão de seleção, desde que compatíveis com as linhas de pesquisa do Programa.

Mestrado em Educação – inscrição de 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2021. Pode participar quem tem curso superior em qualquer área, com duração plena.

Mestrado em História – inscrição de 01 a 26 de fevereiro de 2021; pode participar quem tem graduação em História ou em áreas afins aos objetivos, à área de concentração e às linhas de pesquisa estabelecidas pelo Programa.

Mestrado em Química – inscrição de 25 de janeiro a 18 de fevereiro de 2021. Podem participar graduados em Química ou áreas afins: Química Industrial, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Ciência e Biotecnologia, Física, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Geociências, Oceanografia e Agronomia.

Mestrado em Políticas Públicas – inscrição de 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2021. Pode participar tem tem curso superior em qualquer área.

Mestrado em Educação Física – inscrição até 31 de janeiro de 2021; podem participar graduados em Educação Física ou em cursos superiores da área da saúde.

Mestrado em Saúde e Tecnologia – inscrição até 30 de janeiro de 2021; podem participar graduados em curso de nível superior das áreas da saúde, ciências biológicas, tecnológicas e afins.

Mestrado em Física – inscrição de 13 a 29 de janeiro de 2021; podem participar graduados em Curso de Licenciatura em Física, Curso de Bacharelado em Física ou Curso de Ciências com Habilitação em Física.

Mestrado em Matemática – inscrição de 11 a 29 de janeiro de 2021; podem participar quem tem graduação na área de Matemática ou áreas afins, seja licenciatura ou bacharel.

Todos os mestrados da UFMA são presenciais, com aulas de segunda a sexta (conforme turno e locais especificados em cada edital), predominantemente na capital São Luís (há cursos também em cidades do interior). Em casos excepcionais, por causa da Pandemia, poderão ocorrer aulas em formato híbrido (presencial e remoto) ou exclusivamente de forma remota.

Os cursos são grátis, sem cobrança de mensalidades. No entanto para participar dos seletivos a taxa de inscrição pode variar de R$ 150,00 a R$ 200,00, mas é possível pedir isenção, conforme as normas e procedimentos de cada edital. As vagas nos editais de Mestrado da UFMA estão divididas entre ampla concorrência, cota para servidores da UFMA, cota para pessoas negras, cota pessoas com deficiência e cota para pessoas indígenas.

Link para os EDITAIS de mestrado da UFMA em 2021

Atenção: em caso de publicação de outros editais (além destes, a UFMA oferece diversos outros programas de mestrado e doutorado), todos serão disponibilizados nos links abaixo. Os editais para doutorado também estão nos links abaixo.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.372 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Ivete Cristina Silva de Matos disse:

    Quero fazer o curso de mestrado.

  2. Ronaldo Amarantes disse:

    Moro em Fortaleza-ceara. Posso concorrer a uma dessas áreas?