Cursos EaD de Formação Pedagógica ou R2: vagas e inscrição

Cursos a distância (EaD) de formação pedagógica ou R2 para bacharéis e tecnólogos que desejam atuar como professor no ensino fundamental e médio.

Compartilhe esta postagem:

Os cursos a distância (EaD) de Formação Pedagógica, também chamados de Complementação Pedagógica ou R2, são uma opção para quem é bacharel ou tecnólogo e deseja atuar como professor da educação básica.

O professor é o profissional responsável por formar todos os trabalhadores do futuro. No entanto para exercer o cargo de professor na educação básica (ensino fundamental e médio) é necessário ter um diploma de graduação (curso superior) do tipo licenciatura.

Porém, quem não é licenciado, de acordo com a Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 2015, pode fazer uma formação pedagógica e se habilitar para lecionar na educação básica. O termo R2, como também é chamado esse curso, se refere a essa resolução.

Veja também: Instituto abre 11 mil vagas em 22 cursos a distância

O curso R2 possui duração menor que a licenciatura regular, com 760 horas, sendo que 400 horas são destinadas ao estágio supervisionado. No R2 estuda-se apenas as disciplinas pedagógicas, como didática, psicologia da educação e metodologias de ensino. 

É importante destacar que a formação pedagógica disponibiliza o diploma após a conclusão do curso. Portanto, possui validade em todo o país, desde que a graduação seja autorizada e reconhecida pelo MEC. Dessa forma, o profissional estará habilitado a ocupar cargos em seletivos e concursos na disciplina em que obteve a formação pedagógica.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos: então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Exemplos de cursos de Formação Pedagógica ou R2

A saber: os cursos podem ser feito na modalidade a distância (EaD), mas o estágio obrigatório deve ser feito em sala de aula.

Bacharel em Engenharia Civil, por exemplo, pode cursar R2 em Matemática ou Física e atuar como professor do ensino básico em escolas regulares. Isso porque o curso de engenharia tem disciplinas de cálculos matemáticos e física, que são compatíveis com essas duas disciplinas.

Portanto, antes de fazer sua matrícula num curso R2, a instituição vai analisar o histórico do seu curso de bacharel ou tecnólogo. O objetivo é verificar se tem compatibilidade com a disciplina que deseja fazer R2.

Outro exemplo: bacharel em Enfermagem pode fazer R2 em Biologia ou Química.

Vagas e inscrição: onde fazer cursos R2 EaD

Veja abaixo uma lista de cursos R2 (ou complementação/formação pedagógica). Clique no curso desejado para verificar as universidades e polos de oferta.

Não encontrou na lista acima o curso que deseja? Então clique aqui e faça uma pesquisa.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!