Curso superior de Psicologia a distância (EaD), existe?

Curso superior de Psicologia pode ser ofertado na Educação a Distância? Modalidade EaD cresce cada dia mais com a oferta de diversos cursos.

Compartilhe esta postagem:

A escolha por graduações de ensino a distância (EaD) é uma tendência que ocupa um espaço cada vez maior no Ensino Superior do Brasil. Mas sera se o curso superior de Psicologia pode ser a distância? Veja a resposta nesta matéria.

De acordo com dados do Censo da Educação Superior 2018, o mais recente lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de dois milhões de pessoas se matricularam na modalidade EaD em 2018. 

No entanto, nem todos os cursos de graduação possuem autorização do Ministério da Educação (MEC) para serem ofertados nessa modalidade. Esse post esclarece informações em relação ao curso de Psicologia.

Veja também: curso de pós-graduação grátis no Instituto Federal

Existe curso superior de Psicologia EaD?

No momento, o curso de Psicologia é ofertado apenas na modalidade presencial, semipresencial e na graduação flex. Portanto, o curso superior de Psicologia não é ofertada na modalidade de ensino a distância, em que todas as aulas acontecem de forma virtual.

De acordo com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Paraná, o motivo pelo qual a graduação em Psicologia não é disponibilizada no formato EaD é que trata-se de uma formação voltada para lidar com os relacionamentos e comportamentos humanos, portanto, o contato é imprescindível. Além disso, existem matérias com um enfoque técnico que necessitam ser realizadas de forma presencial.

Como funcionam as graduações semipresenciais e flex?

A graduação semipresencial mescla disciplinas presenciais com outras a distância. De acordo com as diretrizes do MEC para esse tipo de curso superior, os alunos podem ter até 20% da carga horária das disciplinas da graduação presencial no formato EaD, mas essa porcentagem não pode ser ultrapassada. 

Já na graduação flex, não há o limite de 20% de aulas a distância, porém o curso também possui uma porcentagem de atividades presenciais. Essa distribuição da carga horária de aulas virtuais e presenciais pode variar de acordo com cada instituição.

É importante ressaltar que apesar de a graduação ser disponibilizada nas modalidades semipresencial e flex, o número de cursos de Psicologia presenciais é significativamente maior. No site Quero Bolsa, por exemplo, apenas duas instituições de ensino oferecem o curso nessas modalidades: o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e a Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Receba notícias sobre cursos no celular: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Onde estudar Psicologia?

Confira uma lista de universidades onde pode ser feito o curso de Psicologia. Clique na instituição desejada para mais detalhes.

Com informações do Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!