EDITAL e inscrição do vestibular 2020 EaD UEMA/UEMANET para cursos de graduação a distância – Seletivo simplificado

Compartilhe esta postagem:

Edital e inscrições do processo seletivo simplificado Vestibular 2020 EaD UEMA/UEMANET, para Cursos de Graduação (Cursos Superiores), na modalidade Educação a Distância (EaD), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET). Os cursos se iniciarão no primeiro semestre de 2020 e estão sendo oferecidas 180 vagas distribuídas em 03 cidades polos do Maranhão. Veja abaixo os procedimentos para inscrição e a lista de cursos por cidades.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .



As inscrições podem ser feitas no período a partir de 10h do dia 04 de novembro até 23:59h do dia 06 de dezembro de 2019prorrogadas até 13 de dezembro de 2019, somente pela internet, no link no final desta matéria. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e o boleto pode ser pago até dia 16 de dezembro de 2019. Quem ganhou isenção da taxa de PAES 2020 também já está isento da taxa do Vestibular EaD UEMA/UEMANET 2020, no entanto, deve acessar o link e fazer a inscrição, pois ela não é automática. Portanto, não é mais possível pedir isenção da taxa deste vestibular EaD UEMA/UEMANET.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Pode participar quem já tenha concluído o ensino médio OU está cursando o terceiro ano em 2019. Não há limite de idade para participar. Quem fez PAES OU SiSU ou qualquer outro vestibular publico também pode fazer o EaD UEMA/UEMANET. No entanto, devido a legislação federal, uma pessoa só poderá ter uma matrícula de cada vez em universidade pública. Portanto, se você for classificado em mais de um curso superior de universidades públicas, obrigatoriamente terá que optar por apenas um curso. Quem já concluiu qualquer outro curso superior também pode participar.

A prova objetiva e de Produção Textual (redação) está prevista para o dia 26 de janeiro de 2020 em etapa única. O local de prova deverá ser divulgado uma semana antes da prova (a partir de 20 de janeiro). O conteúdo a ser estudado para prova está listado a partir da página 22 do edital. As provas serão no estilo de questões do ENEM (como em todo vestibular UEMA atualmente). No final desta matéria há o link para download de provas de vestibulares anteriores da UEMA para você fazer simulados e treinar OU você também pode obter a apostila no link abaixo com conteúdos específicos para vestibular.

APOSTILA específica para vestibulares com questões estilo ENEM

COMO FUNCIONAM OS CURSOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Os cursos ofertados são na modalidade educação a distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O aluno precisará comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, geralmente nos finais de semana (eventualmente em dias úteis) e avisados com antecedência. Dessa forma, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade.

De quanto em quanto tempo serão os encontros? A periodicidade dos encontros pode variar de curso para curso, de disciplina para disciplina, poderá ser uma única vez ou duas vezes por mês, ou mais… a periodicidade exata dos encontros será conhecida somente no decorrer do curso, conforme for sendo realizada cada disciplina (em média – não em regra absoluta – os encontros acontecem a cada 15 dias).

TIPOS DE CURSOS E DURAÇÃO

O que são cursos de Tecnologia (OU Tecnólogo OU Curso Superior de Tecnologia)? São cursos superiores, portanto graduação, de curta duração, em média 2,5 anos. Não confunda com cursos técnicos (nível médio). Os cursos tecnólogos estão mais focados na prática (não muito na pesquisa científica) e têm a mesma validade que os cursos de 04 ou 05 anos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Bacharel/Bacharelado: forma profissionais generalistas na respectiva área do curso. O estudante tem um panorama amplo da área, com disciplinas teóricas e algumas práticas. A duração média é de 04 OU 05 anos.

Curso de Licenciatura: destinado para formação de professores que desejam atuar no ensino na respectiva área do curso. A duração média é de 04 anos.

Licenciatura em Pedagogia: formação de professores para ministrar aulas na educação infantil e/ou ensino fundamental do 1º ao 5º ano e/ou também atuar como coordenação ou supervisão pedagógica e/ou outras funções pedagógicas em instituições de ensino. A licenciatura nas outras áreas habilita o profissional a ministrar aulas na respectiva área de formação no ensino fundamental de 6º ao 9º ano e no ensino médio.

LISTA DE CURSOS POR CIDADES POLOS

Cada curso, em cada cidade, oferece o total de 30 vagas, sendo: 25 para concorrência universal, 03 para cota negros e/ou indígenas e 02 para cota de deficientes.

BEQUIMÃO

● Administração Pública Bacharelado

● Pedagogia Licenciatura

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

GRAJAÚ

● Geografia Licenciatura

● Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO

● Pedagogia Licenciatura

● Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

POR QUE NÃO HÁ VAGAS PARA OUTRAS CIDADES?

Segundo a UEMANET, o Vestibular EaD acontece a cada dois anos. Portanto, fazendo uma retrospectiva, houve um vestibular EaD 2017 (com edital publicado em setembro de 2016), Vestibular EaD 2019 (com edital publicado em setembro de 2018) e dessa forma, o próximo vestibular geral EaD será o 2021 (com edital a ser publicado previsto para setembro de 2020) com vagas em todas as cidades polos da UEMANET. Esse vestibular EaD 2020, objeto desta matéria, são apenas em três cidades polos que antes não haviam sido contempladas com cursos.

LINKS e ARQUIVOS para ACESSO dos CANDIDATOS

Link para INSCRIÇÃO on line e 2º via de boleto – ao acessar, clique na opção UemaNetEaD

Retificação 01 do edital e prorrogação da inscrição – PDF

EDITAL 55/2019 do seletivo simplificado vestibular 2020 EaD UEMA/UEMANET – PDF

Lista de isentos da taxa de inscrição

Provas com gabaritos dos vestibulares anteriores da UEMA

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. Unknown disse:

    Será nos mesmo dias do Profitec?

  2. Unknown disse:

    Pra sao luis nao vai der

  3. Maria disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

  4. Raimundo de Castro disse:

    Problema no sistema de inscrição, de responsabilidade exclusiva da UEMA, aguarde e tente depois…