Concurso 2023 para Corpo de Bombeiros do Maranhão é anunciado pelo Governo

Concurso para o Corpo de Bombeiros do Maranhão, com vagas para escolaridade ensino médio, é anunciado pelo Governo para 2023.

Compartilhe esta postagem:

O concurso para o Corpo de Bombeiros do Maranhão foi aunciado pelo Governo para ser realizado nesta ano de 2023. O anúncio foi feito pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, na terça-feira, 04 de abril, durante evento na Secretaria de Segurança Pública (SSP) na capital São Luís. Posteriormente o governador confirmou e postou em suas redes sociais (print abaixo).

O concurso já consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual há varios anos, elaborado pelo Governo do Maranhão, votado e aprovado pela Assembleia Legislativa, com previsão de oferta de vagas para o concurso do Corpo de Bombeiros.

Quer RECEBER no celular notícias de concursos e seletivos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

O cargo mais provável com maior número de vagas deste concurso é de Soldado Bombeiro Militar, que exige escolaridade ensino médio (veja todos os requisitos abaixo), com salário de cerca de R$ 4 mil. As vagas serão para o sexo masculino e feminino. Poderá também ter vagas para soldado músico e profissionais da área da saúde. O número específico de vagas de cada cargo ainda não foi informado.

Quando o concurso será realizado? Embora tenha anunciado em 2023, o Governo do Maranhão não informou uma data exata, mas disse que a minuta do edital está em fase de elaboração pela Secretaria de Gestão, Patrimonio e Assistencia dos Servidores (SEGEP). Portanto, o edital poderá ser publicado ainda em 2023 (estimativa). A banca organizadora também ainda não foi informada. A realização deste concurso é de responsabilidade e depende exclusivamente do poder executivo do estado do Maranhão.

Requisitos para o Cargo de Soldado Bombeiro Militar

  • Ensino médio completo;
  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos;
  • Altura mínima de 1,65m, se candidato do sexo masculino OU 1,60m, se candidata do sexo feminino;
  • Carteira nacional de habilitação categoria AB.

Para quem deseja se tornar um Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, já deve começar a estudar desde agora. Para te ajudar nesta tarefa, esta matéria tem a lista de conteúdos verticalizados, com base no edital do último concurso para este cargo (edital 03/2012) e também sugestões de apostilas com materiais de estudo.

As etapas do concurso são: Prova Objetiva, Exame Médico, Teste de Aptidão Física (TAF), Exame Psicotécnico, e Investigação Social. Além de estudar os conteúdos, o candidato deve começar também a treinar seu condicionamento físico para o TAF.

Links para acesso dos candidatos

Lista de CONTEÚDOS Verticalizada – Plano de estudo – PDF

APOSTILA única de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico

Apostila de História e Geografia do Maranhão

ESTATUTO do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Normas e Legislação relacionada

EDITAL 03/2012 do último concurso para o Corpo de Bombeiros do Maranhão – PDF

PROVA do último concursoGabarito – PDF

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. Soraya Cardoso disse:

    Parabéns pelo desenvolvimento do seu trabalho.

  2. Lucas Bezerra fortaleza disse:

    Eu quero ser um militar