Pedido de isenção da taxa de inscrição do seletivo 2018 do IFMA para cursos técnicos com mais de 6 mil vagas em 26 cidades do Maranhão

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) começou a receber o pedido de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo 2018 para ingresso nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas modalidades integrada, concomitante e subsequente. O pedido pode ser feito no período de 23 de agosto a 04 de setembro de 2017.

Estão sendo oferecidas 6.475 vagas distribuídas em 26 cidades: Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO

Para pedir isenção da taxa do seletivo 2017 do IFMA, o candidato precisa está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, PETI) e for membro de família de baixa renda.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

COMO PEDIR A ISENÇÃO

Para pedir a isenção, o candidato deve escolher uma das duas formas abaixo:

• Preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção disponível no link mais abaixo;

• Ou comparecer presencialmente num dos campi do IFMA e preencher à mão e entregar o Formulário de Solicitação de Isenção que está nas página 47 a 49 do edital. O endereço de cada um dos campi do IFMA está na página 15 do edital.

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES EXIGIDOS PARA PEDIR A ISENÇÃO

a) Número do CPF e RG do Candidato;
b) Número de Identificação Social (NIS);
c) A cidade de realização da Prova;
d) O Campus do IFMA (cidade) em que deseja realizar o curso;
e) Escolher a Forma de Educação Profissional a que vai concorrer (Integrada ou Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio);
f) Escolher o Curso a que deseja concorrer;
g) Escolher o Sistema de cotas que deseja concorrer.
ATENÇÃO: para preencher as informações solicitadas nas letras C a G acima, consulte atentamente o quadro de vagas no edital (link abaixo), para não preencher errado e ter a certeza que está escolhendo o curso desejado na cidade certa.

NÃO SEI O NÚMERO DO NIS, O QUE FAZER?

Todas as pessoas de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuem NIS. O número geralmente está impresso no cartão do benefício social que a família participa. Caso tenha dificuldade para identificar esse número, procure a Secretaria de Ação Social da sua cidade para se informar sobre seu NIS correto.

ATENÇÃO: VOCÊ REALMENTE É DE BAIXA RENDA?

Antes de fazer o pedido de isenção, certifique-se de que você realmente é de baixa renda. Posteriormente, caso seja aprovado no seletivo, a qualquer momento poderá ser solicitado que comprove as informações fornecidas no momento do preenchimento do formulário. Caso não comprove, poderá perder a vaga e sofrer as penalidades previstas na legislação por fornecer informações falsas. Veja mais abaixo que o valor da taxa de inscrição é bem pequena, se você realmente não se enquadra, não vale a pena tentar burlar o sistema. Essa recomendação também vale para quem pretende concorrer pelo sistema de cotas.

POR QUE O CURSO QUE QUERO NÃO APARECE NO SISTEMA DE INSCRIÇÃO ON LINE?

No ato da sua inscrição, o sistema vai listar para você somente os cursos disponíveis de acordo com a sua escolaridade que você informou ao preencher seus dados pessoais: quem já cursou ou está cursando o ensino fundamental, pode se inscrever somente em cursos da forma integrada; quem está cursando 1º ou 2º ano do ensino médio, pode se inscrever somente em cursos da forma concomitante; quem está cursando 3º ano ou já terminou o ensino médio, pode se inscrever somente em cursos da forma subsequente.

Por isso, veja antes a lista de cursos (link abaixo), verifique atentamente o curso desejado e sua respectiva forma. Se for preencher o pedido de solicitação de isenção para entregar pessoalmente no IFMA, preste atenção também nesses detalhes para não se inscrever um curso incompatível com sua escolaridade.

RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO

A relação dos candidatos que ganharem a isenção da taxa de inscrição está prevista para ser publicada em reportagem aqui no Portal Castro Digital no dia 06 de setembro de 2017.

NÃO ME ENQUADRO PARA PEDIR ISENÇÃO OU NÃO GANHEI ISENÇÃO, O QUE FAZER?

Os candidatos que não ganharem isenção, ou os que não se enquadram nas regras para pedir isenção, poderão se inscrever normalmente no seletivo, pagando a taxa de inscrição no valor de R$ 20, no período de 07 de setembro a 06 de outubro de 2017.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

Clique aqui para preencher on line o PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição do seletivo 2018 do IFMA

EDITAL e LISTA DE CURSOS do seletivo 2018 do IFMA

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. Unknown disse:

    Não conseguindo pedir a taxa de isenção o site não funciona.

  2. Hellen Vieira disse:

    Não consigo fazer o pedido de isenção site é um lixo