Inscrições para curso grátis de aperfeiçoamento (180hs) em Bacabal promovido pela UFMA, SEPPIR e NEÁFRICA

Compartilhe esta postagem:

Inscrições abertas para o curso grátis de aperfeiçoamento em Bacabal – MA denominado Relações étnicos-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira (180 horas). O curso está sendo ofertado através da parceria entre Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), por intermédio do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEÁFRICA).

O Projeto “Afros e Étnicos em Cena: Promovendo a Igualdade Racial” se realiza ao longo do ano de 2017 e visa promover a Igualdade Racial, por meio da realização de um conjunto de ações que visam a valorização da identidade e da diversidade étnico-racial em instituições de educação infantil e básica, e junto às famílias e às comunidades circunvizinhas dos municípios de São Luís, Bacabal e Pinheiro, estado do Maranhão.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

COMO SE INSCREVER NO CURSO

A oferta do curso é grátis, não sendo necessário pagar nenhuma taxa de inscrição e nem mensalidade. O funcionamento do curso será no final de semana (sábado e domingo) de forma presencial, conforme datas e horários descritos nos módulos abaixo, não é curso a distância. As inscrições serão feitas pela ordem (quem se inscrever primeiro), até o limite de 100 vagas.

Podem se inscrever professores da rede pública/privada, alunos universitários e comunidade em geral interessada no tema do curso. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até a data inicial do Módulo I, de forma presencial na sede do SINPROESSEMA de Bacabal, na rua Teixeira de Freitas, Nº 1455, ou na sala da Xerox da UFMA de Bacabal das 14h30 às 18h30 e através do e-mail [email protected].

AVISO: inscrições encerradas, o limite de vagas já foi preenchido (15/maio/2017).

Serão certificados na completude do Curso apenas os cursistas que frequentarem pelo menos 4 dos 6 encontros. Os cursistas que frequentarem menos de 4 encontros serão certificados parcialmente pela participação apenas nos módulos efetivamente frequentados. Para comprovação da frequência os cursistas precisam confirmar a presença na entrada e saída dos módulos das 08h às 18h.

ATUALIZAÇÃO EM 24 DE MAIO DE 2017

Convocação para início das aulas

A organização do curso comunica que as aulas serão realizadas nas datas e horários já informados nesta matéria, mas o local foi alterado devido ao grande número de inscritos.

Local de oferta do curso: Campus de Bacabal da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), localizado na Avenida João Alberto. O local não dispõe de almoço.

LISTA de participantes do curso com inscrições confirmadas – arquivo em PDF

PROGRAMAÇÃO DO CURSO E DATA DOS MÓDULOS

Módulo I – 27 e 28 de Maio: Educação e Relações Étnico-Raciais I (30 h/a). Ementa: Conceitos de raça, etnia, etnicidade, nação. Estudo das tendências racistas e racialistas. Discriminação, exclusão, cor e raça no Brasil.

Módulo II – 24 e 25 de Junho: Educação e Relações Étnico-Raciais II (30 h/a). Ementa: Experiência de combate ao racismo na escola. Práticas de valorização da identidade e da diversidade étnica na educação.

Módulo III – 29 e 30 de Julho: Estudos Africanos I (30 h/a). Ementa: Analisar percursos da história da África, examinando o posicionamento da história e do tempo em sociedades africanas e levando em consideração as diversidades do continente até́ o século XVIII.

Módulo IV – 26 e 27 de Agosto: Estudos Africanos II (30 h/a). Ementa: Analisar percursos da história da África, examinando o posicionamento da história e do tempo em sociedades africanas e levando em consideração as diversidades do continente a partir do século XIX até́ os dias atuais.

Módulo V – 23 e 24 de Setembro: Estudos Afro-brasileiros I (30 h/a). Ementa: História afro-brasileira e cultura negra no Brasil até́ a Abolição. Experiências de liberdade e escravidão na Colônia e Império do Brasil. Resistência, revoltas e quilombos. Movimentos e organizações negras. Estudo sobre cultura e religiosidade popular e negra no Brasil.

Módulo VI – 28 e 29 de Outubro: Estudos Afro-brasileiros II (30 h/a). Ementa: História afro-brasileira e cultura negra no Brasil em tempos de República. Ementa: experiências da população afro-brasileira em tempos de República. Resistencia, revoltas e quilombos. Movimentos e organizações negras. Estudo sobre cultura e religiosidade popular e negra no Brasil.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!