Lista de 12 novos cursos na UFMA a partir de 2014 em 7 cidades do Maranhão

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou nesta quinta-feira (7), uma lista com 12 novos cursos de graduação que devem ser implementados nos campi de 07 cidades do Maranhão, a partir do segundo semestre de 2014. A intenção da universidade é desenvolver alguns setores em regiões onde há falta de profissionais qualificados.

Compartilhe no Facebook

Segundo o Reitor Natalino Salgado Filho, esses novos cursos somarão 500 novas vagas oferecidas a cada semestre, totalizando, ao final de cinco anos, 2.220 vagas. Estes novos cursos fazem parte da proposta de consolidação dos campi, além dos recursos para contratação de novos professores, funcionários administrativos e equipamentos.

Isso também implica dizer que a UFMA realizará concursos para efetivação de mais profissionais, pois de acordo com informações da própria UFMA, o Ministério da Educação (MEC) já autorizou a contratação de técnicos e professores, por meio de concurso público.

LISTA DE NOVOS CURSOS DA UFMA A PARTIR DE 2014.2

O ingresso nesses novos cursos será feito através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Cada curso vai oferecer em média de 40 vagas por ano, essas vagas são divididas em cotas.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Mas se você não fez o ENEM 2013, para concorrer a esses cursos já em 2014, pode começar a estudar desde já para fazer o ENEM 2014 e tentar uma vaga em 2015. Mas atenção: se quer mesmo uma vaga, é melhor estudar com vontade, pois a cada ano, a concorrência para estes cursos só aumentam.

Campus de Bacabal: cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação do Campo, eles serão base para implantação do curso de Medicina a partir de 2015.

Campus de Grajaú: cursos de Matemática e Geologia.

Campus de Pinheiro: cursos de Enfermagem e Engenharia de Pesca.

Campus Cidade Universitária, em São Luís: graduação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Campus de Chapadinha: curso de Engenharia Agrícola.

Campus de Codó: cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia Química e Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia da Computação.

Campus de São Bernardo (cidade perto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses): curso de Turismo.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Jarllys Salgado Silva disse:

    Sera uma maravilha esses cursos aqui em Bacabal… Espero que ja comecem a trabalhar o sistema de implantacao das grades para os cursos….