Tema da redação do ENEM 2013: Lei seca no Brasil

Compartilhe esta postagem:

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), confirmou no início da tarde deste domingo (27) o tema da redação do ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio). O tema escolhido neste ano foi um dos menos cogitados.

Compartilhe no Facebook

O tema exato é “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Você acha fácil ou difícil?

Sobre esse tema, os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo segundo os critérios definidos no Edital do exame. Os participantes desenvolverão a redação a partir de leitura dos textos motivadores apresentados no exame.

A redação do ENEM exige que o candidato tenha domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.

Hoje, domingo (27), é o segundo dia de prova do ENEM 2013. Os candidatos devem resolver as questões de português e matemática e mais a redação. O gabarito oficial, segundo MEC, será publicado dia 30 de outubro.

Comentários sobre A REDAÇÃO do ENEM 2013 pelos professores do cursinho Oficina do Estudante – arquivo em Pdf

Leia também:
ENEM já teve redação com receita de macarrão e hino de time de futebol

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    A redação do Enem não foi dificil, no entanto era um tema que era melhor para debater e mais complexo para fazer uma dissertação argumentativa.