Lista de marcas de leite adulterado com ureia e formol

Compartilhe esta postagem:

O Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou na quarta-feira (8) a Operação “Leite Compensado”, com o objetivo de desbaratar uma quadrilha de empresas de transporte de leite que adulterava o produto cru antes de entregar para as indústrias. Eles adicionavam ao leite produtos químicos que podem até causar câncer.

Veja mais abaixo a lista de marcas de leite contaminado.

As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que um milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados. Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados de Porto Alegre apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT.

A simples adição de água com o objetivo de aumentar o volume acarreta perda nutricional, que é compensada pela adição da ureia com formol, considerado cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Exames de laboratório confirmaram que a água usada para fraudar o produto continha coliformes fecais e uma bactéria que causa problemas intestinais.

A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, em que foi possível identificar a presença do formol, que, mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final. Com o aumento do volume do leite transportado, os “leiteiros” lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.

A adulteração consiste no crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal. Foram cumpridos dez mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina.


LISTA DE MARCAS DE LEITE ADULTERADOS COM UREIA E FORMOL

Leite Líder – UHT Integral
SIF 4182 – Fabricação: 17/12/12
Lote: TAP 1 MB

Leite Italac – UHT Integral
Goiás Minas – SIF 1369
Fabricação: 30/10/12 – Lote: L05 KM3
Fabricação: 5/11/12 – Lote: L13 KM3
Fabricação: 7/11/12 – Lote: L18 KM3
Fabricação: 8/11/12 – Lote: L22 KM4
Fabricação: 9/11/12 – Lote: L23 KM1

Leite Italac – UHT semidesnatado
Goiás Minas – SIF 1369
Fabricação: 5/11/12 – Lote: L12 KM1

Leite Mumu – UHT Integral
Vonpar – SIF 1792
Fabricação: 18/01/13
Lote: 3 ARC

Leite Latvida – UHT Desnatado
VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 37/661

Leite Latvida – UHT Semidesnatado
VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 48/661

Leite Latvida – UHT Integral
VRS – Latvida – CISPOA 661
Registro: 36/661

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Unknown disse:

    A pessoa q tem coragem d faser uma coisa dessas devia ser obrigado a bb formol puro.pois a maioria dos consumidores d leite sao crianças

  2. edenilson santos disse:

    Esses carais q fez isso se eu sou policial eu fazia eles bebe td

  3. Unknown disse:

    O jeito é tomar leite direto da 'teta' da vaca, pra ter certeza de que esse não foi adulterado.
    Agora só falta arrumarem um jeito de adulterarem até a vaca. Deusolivre.Aí é pra acaba. :s

  4. Unknown disse:

    Imagina se os filhos deles benesses do leite, e ai o que eles fariam relação a isso… Eu não queria tá no virou deles..

  5. Unknown disse:

    Daniel Bertotti ·
    VAMOS PROTESTAR
    ACHO QUE O MAIOR PROTESTO QUE PODERIAMOS FAZER SERIA COMPRAR E VALORIZAR O LEITE DIRETO DO PRODUTOR POIS AI SIM SABERIAS QUE TIPO DE PRODUTO ESTARIAMOS CONSUMINDO E PODERIAMOS COBRAR MAIS QUALIDADE, NAS GRANDES CIDADES SEI QUE ISSO É MAIS COLPICADO, MAIS DESTA FORMA ESTARIAMOS VALORIZANDO OS PRODUTORES QUE MUITAS VEZES GANHAM POUCO E NÃO TEM CULPA DESSA ADULTERAÇÃO POIS SÃO COBRADOS COM RIGOR PELOS ATRAVESSADORES.

  6. roberto disse:

    as empresas que empacotam esse lixo; lider, italac,mumu,lat vida, são os responsaveis antes de descarregar o caminhao tem de fazer o teste, provavelmente pagaram mais barato, e estavam cientes do problema, cadeia neste vagabundos as principais consumidoras as crianças não sabem que se no futuro tiverem alguma doença, foi por causa destes demonios, agora povo brasileiro vamos ter vergonha na cara e nunca mais comprar estas marcas, apesar que logo eles mudam o nome e a gente acaba comprando de novo só deus.

  7. Aline disse:

    Senti um gosto muito estranho no leite da marca Elegê, parecia com produto químico, sabão..um gosto indecifrável de algo químico! Das grandes não falam, mas pode ter certeza que existe algo errado com essa marca também. Eu não compro mais leite, aqui no RS deve estar tudo "mexido".