ENEM 2013 teve mais de 7,8 milhões de inscritos e muitos ficaram sem se inscrever

Compartilhe esta postagem:

Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem) contabilizou 7.834.024 milhões de inscritos, segudno informou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta terça-feira (28). Ao apresentar o número recorde de inscrições no exame, Mercadante disse que há “um tsunami por mais educação” no país. As inscrições para o Enem 2013 se encerraram a meia-noite de segunda-feira (27).

O ministro lembrou que nem todos os inscritos efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, processo que confirma a participação do candidato no exame e mostra o número de exato de quantos farão a prova. O prazo para o pagamento vai até quarta-feira (29). O número de inscritos neste exame supera o de candidatos inscritos na edição do ano passado (6,495 milhões) e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.

Segundo Mercadante, ontem, o site do Enem chegou a registrar três mil inscrições por minuto e 120 mil por hora. Apesar de o site ter sofrido dois ataques de hackers – um pequeno e um médio –, o processo não foi prejudicado, disse o ministro. Devido ao grande número de acessos de pessoas tentando se inscrever no último dia, muita gente ficou de fora e perdeu o prazo para fazer a inscrição, pois o sistema congestionou.

O Exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação.

O número supera o de candidatos inscritos no ano passado que foi de 6,495 milhões, e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.

_________________

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    Muitos alunos do C.E.José Sarney (anexo povoado Cassimiro, Bom Jardim-MA), devido ao congestionamento do sistema, no último dia, ficaram sem se inscrever no ENEM 2013.