Site de consulta às notas do ENEM 2012 fora do ar, por quê?

Compartilhe esta postagem:

O site para consultar o resultado com as notas do ENEM 2012 está aparecendo fora do ar para muitos candidatos, mas por que isso está acontecendo? O sistema de consulta do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi liberado pelo Ministério da Educação na manhã desta sexta-feira (28).

Veja mais abaixo a atualização desta matéria.

Desde então, milhares de estudantes de todo Brasil estão acessando o sistema para conferir suas notas do ENEM 2012. E esses milhares de estudantes também estão se deparando com o sistema fora do ar.

Mas por que isso acontece? Simples demais: o sistema do MEC não tem capacidade para receber um número muito grande de acessos. Diante disso, o servidor (computador) onde o site está armazenado não dá conta de enviar a página para as

milhares de pessoas que estão acessando, por isso, o site aparece fora do ar.

Para alguns, a página até consegue ser carregada, mas depois de inserir o CPF e senha e ir para o próximo passo, em que deve aparecer as notas, em vez disso, a aparece uma mensagem de erro: “sua sessão foi encerrada, por favor tente novamente”. O motivo disso é o mesmo já explicado no parágrafo anterior.

E se o site esta fora do ar, como fazer para consultar suas notas no ENEM 2012? Infelizmente não há nada que você possa fazer para resolver isso. As únicas coisas a serem feitas é continuar tentando ou esperar até que o sistema esteja descongestionado.

Embora os técnicos do MEC e o próprio ministro da educação, Aloizio Mercadante, afirmem categoricamente que o sistema é robusto e dá conta de milhares de acessos, isso não é verdade. Esse problema não é novidade, o governo sabe que vai acontecer, mesmo assim não toma as medidas cabiveis para não acontecer.

Só para terem uma ideia do quanto o sistema de consulta ao resultado e notas do ENEM 2012 é falho, embora ele só tenha sido liberado na manhã desta sexta-feira (28), durante cerca de meia hora na tarde de quinta-feira (27), diversos estudantes conseguiram acessar o sistema e consultar suas notas.

O que você acha dessa falta de respeito para com os estudantes? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger

Continuar tentando consultar as notas do ENEM 2012

ATUALIZAÇÃO ÀS 18 HORAS DE SEXTA-FEIRA (28)

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, afirmou na tarde desta sexta-feira (28) que os técnicos do Inep decidiram retirar do ar por meia hora (13 às 13:30hs) o site de consulta aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 depois que o sistema recebeu um número “anormal” de 8 milhões de acessos em um curto período.

Costa disse que, como o número de participantes do Enem foi de 4,1 milhões, o volume de 8 milhões de acessos foi considerado “uma situação completamente anormal” e, por isso, o Inep decidiu “agir entre a segurança e a agilidade”.

Esses acessos foram um ataque hacker do tipo “de força bruta”, ou seja, um programa de computador é programado para fazer vários acessos a uma página na internet, simulando acessos reais. Com isso o sistema fica congestionado e sai do ar. Esse tipo de ataque não altera o conteúdo da página, portanto nenhuma nota foi alterada.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    Consegui acessar por um curto período no dia 29,depois não consegui mais,e também achei a nota da redação muito baixa,pois forneci tudo que eles queriam no enunciado,mas o que mais desagrada é que divulgariam a nota da redação em fevereiro e agora antecipou,não dá para entender,fora o servidor de internet que nunca funciona.A copa do mundo e as Olimpíadas estão ai é necessário investir em TI urgentemente