A importância da prática de exercícios físicos – Por Kleyton Silva*

Compartilhe esta postagem:

A vida é movimento, historicamente o homem utilizou seu corpo e seu vigor físico para garantir de forma direta a sua sobrevivência, seja na construção de seu próprio lar, para livrar-se das intempéries ambientais, ou mesmo durante a caça para garantir à alimentação, portanto, o uso do corpo de forma intensa, era algo indissociável do cotidiano. Nos dias atuais vivenciamos um fenômeno oposto, onde a comodidade alcançada pelas facilidades tecnológicas e relações de consumo, estão tornando as pessoas cada vez mais sedentárias.

Se pararmos para refletir sobre a quantidade de movimentos corporais que simplesmente deixaram de fazer parte de nossa rotina diária, perceberemos que até os movimentos corporais mais sutis estão sendo substituídos, ou pelo controle remoto da TV, ou pelas travas e vidros elétricos do carro, e ainda existem pessoas que até preferem utilizar o telefone celular ao se levantar para utilizar o telefone fixo residencial, tudo isso é movido pelo simples fato da comodidade, porém o preço pode ser muito caro.

As ferramentas destinadas à facilitação das atividades diárias são muito bem-vindas, mas, ressalta-se a necessidade de que as pessoas atentem-se para a obrigação intrínseca do homem, motivada por sua própria fisiologia, de praticar alguma atividade física-corporal, garantindo assim a manutenção de um adequado nível funcional e de saúde, além de quebrar o círculo vicioso do sedentarismo.

A prática da atividade física contínua e orientada, traz inúmeros benefícios para a fisiologia corporal, aumenta a resistência do corpo durante a realização das atividades da vida diária, previne doenças – principalmente aquelas relacionadas ao sistema cárdio-vascular, tais como AVE ou derrame e infarto – na população de uma forma geral observa-se uma forte tendência ao sedentarismo basicamente imposta pelo avanço tecnológico que facilita a vida das pessoas e ao mesmo tempo faz que o excesso de comodismo acarrete em maior suscetibilidade a doenças e complicações de saúde.

Existe uma grande carência de locais públicos adequados para a realização da atividade física em Bacabal, os praticantes de caminhada, corrida e ciclismo, na falta de um local mais adequado, têm optado por realizar suas atividades na Avenida João Alberto, destaca-se nesses praticantes a força de vontade de realizar uma atividade física, e a conscientização que essas pessoas parecem ter em relação a importância de exercitar-se. Acreditamos que nossa cidade mereça mais atenção por parte da administração pública, e esperamos que a mesma possa compreender a importância da oferta aos munícipes de locais adequados para a prática da atividade física, vendo isso como questão de promoção da saúde pública e prevenção de agravos.

Antes de iniciar a realização de uma atividade física, lembre-se que é indispensável consultar um especialista no assunto, que irá determinar o tipo de atividade, frequência e forma de treino, de acordo com as condições e necessidades, levando em consideração os objetivos de cada indivíduo, além de determinar a necessidade de uma avaliação médica mais específica e detalhada de acordo com cada caso.

Esperamos que este breve artigo possa ter despertado os seus leitores para a sede que o corpo humano tem de movimento, a fim de que as pessoas possam incorporar na sua rotina hábitos, práticas e estilos de vida mais saudáveis em relação à matéria mais preciosa que temos, nossos corpos.

_________________________

*Kleyton Silva – Fisioterapeuta, especialista pela UFMA. Contato: [email protected].

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!