Falso e-mail pode roubar login e senha do Gmail

Compartilhe esta postagem:

Quem é usuário do Gmail recebeu (ou ainda pode receber) uma mensagem maliciosa pedindo para confirmar a conta e assim roubar o login e a senha do usuário. A falsa mensagem diz que o Google, para melhorar os serviços, vai excluir todas as contas inativas. Para a conta não ser excluída, a mensagem apresenta um link onde o usuário deve clicar e confirmar o uso fornecendo dados como login e senha.

É aí que está o golpe. Ao clicar no link o internauta é direcionado para uma página clonada. Ao digitar login e senha, a página faz uma ligação com a página verdadeira, se os dados estiverem incorretos – por causa de erro na digitação – , a página apresenta uma mensagem de erro, mas se estiverem corretos, a falsa página rouba os dados e redireciona o usuário para a página de pesquisa do Google.

A falsa mensagem é enviada com o remetente “Suporte “. Embora mensagens como essa não sejam incomuns, essa conseguiu passar pelo filtro anti-spam do Gmail, mesmo usando um remetente falso do próprio Google.

Os criminosos roubam senhas de serviços de e-mail para usar em campanhas de spam. Com um número grande o suficiente de possíveis remetentes, é possível enviar algumas mensagens a partir de cada conta, de tal forma que o Google não perceberá a atividade suspeita, como aconteceria se uma única conta fosse usada para enviar dezenas de milhares de e-mails.

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!